“Vontade de experimentar”, é provavelmente a resposta que mais se repete quando perguntamos ao nossos viajantes o porque da sua paixão por viajar. E este é o motivo para que a nossa companheira Luz decidiu fazer sua mala e começar a sonhar…

Depois do meu primeiro ano em Europamundo, decidi fazer meu primeiro circuito. Queria e precisava experimentar em primeira mão o sonho Europamundo. Então, junto com a minha irmã embarcamos juntas nesta aventura.

Tínhamos vontade de visitar Portugal, e depois da dúvida, finalmente decidimos pelo circuito de 7 dias, Portugal, Galicia e Norte da Espanha.

Saímos de Madri na segunda bem cedo, e iniciando nosso caminho com Europamundo, nossa guia Cristina e nosso grupo de viagem, para chegar ao final do dia em Lisboa. Fizemos a primeira parada em Cáceres, uma pequena e encantadora cidade, com um centro histórico medieval muito bonito. Já em Portugal, nossa primeira parada nessas terras foi em Évora, a cidade branca, onde ficamos espantadas com sua Capela de Ossos, nós e também nossos companheiros de viagem. Ao final da tarde chegamos a Lisboa, onde decidimos nos arrumar e chegar ao centro da cidade para jantar e conhecer pessoalmente a vida noturna desta cidade incrível.

Foto: Pixpoetry

No dia seguinte fizemos a visita panorâmica em Lisboa, e chegamos até o conhecido bairro de Belém, onde nos deixaram um tempo para degustar o famoso Pastel de Belém. Ninguém do grupo pode resistir a tentação. Tínhamos a tarde livre, mas outra fantástica guia da Europamundo, Merche, nos animou para visitar os maravilhosos povoados costeiros de Sintra, Cascais e Estoril.

Retornamos para Lisboa, e despois de um tempo de descanso no hotel, nos deslocamos para a famosa Praça dos Restauradores, para pegar o Elevador Da Glória, e dar um passeio pelo o boêmio Bairro Alto de Lisboa, seu mirador, as pessoas, sua comida, e onde pudemos desfrutar de um Espetáculo de Fado ao vivo. Despois de jantarmos neste bairro, decidimos voltar ao hotel para descansar, havia sido um longo dia.

Na manhã de quarta-feira deixamos Lisboa para conhecer o famoso Santuário de Fátima e posteriormente continuar nossa viagem até Oporto. Chegamos em Oporto na hora do almoço, para desfrutar junto a famosa Ponte Don Luis I, ao lado do Rio Duero, com uma deliciosa francesinha, prato típico da cidade. Finalizando nosso tempo de almoço, fomos com o restante do grupo para o outro lado da ponte, Vila Nova de Gaía, para nos deleitarmos com uma carta de vinho do Oporto, em umas das bodegas. Para os amantes do vinho, como nós somos, foi todo um prazer poder desfrutar desses momentos. Finalmente concluimos pela tarde com uma visita panorâmica da cidade.

Foto: Rafael G. Fernandes

Continuamos na quinta com a nossa viagem para o norte, parando em Braga para conhecer o Santuário do Bom Jesus, assim que chegamos através de um teleférico. É um daqueles lugares que te deixa sem palavras. As vistas da cidade são incríveis. Tivemos um tempo para tirar algumas fotos com essas vista maravilhosas.

Em nosso caminho a Santiago de Compostela, fizemos uma parada em Cambados para desfrutar com o resto do grupo de um passeio em barco um canal de rio estreito, onde nos explicaram sobre a agricultura de mexilhões. Desfrutamos de uma degustação de mexilhões e um delicioso vinho albariño. Todos os companheiros do grupo e nós ficamos encantados com esta experiência. Depois tivemos um tempo livre para passear tranquilamente pelo encantador povoado de Cambados. Parecia que estávamos em outra época, pela cor das ruas e sua arquitetura.

Depois de deixar Cambados, chegamos a Santiago de Compostela, onde um guia local nos esperava para fazer a visita guiada. Se Cambados pareceu uma maravilha, não tenho palavras para descrever a cidade de Santiago. É um ponto de encontro de peregrinos/as de todas as partes do mundo. Em suas ruas pode sentir e respirar um peculiar ar místico, uma estranha e também, uma sensação boa, difícil de explicar. Além disso, a Catedral de Santiago, é simplesmente impressionante e seus becos são muito curiosos.

Foto: Javier Alamo

No dia seguinte partimos para Lugo, onde tivemos a oportunidade de ver seu centro histórico e suas muralhas. Posteriormente fizemos outra parada em uma pequena aldea em pedra, na rota do caminho de Santiago, O’Cebreiro, onde degustamos o famoso caldo gallego em uma taberna familiar,  e na manhã fria que fazia, animava tomar um lanche quentinho. No nosso caminho a Oviedo, também visitamos León, sua catedral gótica e percorremos seus becos cheios de vida e tabernas. Finalmente chegamos a Oviedo, capital de Asturias, onde depois de uma visita guiada, desfrutamos por nossa conta de uma carta de sidra artesanal e de algum prato típico asturiano.

Na manhã de sábado continuamos nossa viagem, com nosos grupo e nossa fantástica guia Cristina, para Covadonga, nos Picos da Europa. Se trata de um lugar espetacular, onde tem um santuário em uma cova no interior da montanha, e de onde saí água. O lugar estava coberto de neve, o que lhe deu um charme especial. Chegamos a Santillana del Mar para fazer uma pequena parada, e aprendemos as três mentiras deste povoado de Cantábria, não é santa, não é plana, nem tem mar. Perto de Santillana del Mar vimos o Museu das Covas de Altamira, e suas pinturas rupestres, e continuamos para a capital cantabria, Santander. Pudemos contemplar a beleza das suas praias, do seu passeio marítimo e das incríveis vistas desde ao redor do Palácio de Magdalena. Acabamos o dia com a chegada a Bilbao.

Finalizando nosso último dia, tivemos a visita guiada, começando pela zona do museu Guggenheim e caminhando para o casco velho de Bilbao, bairro com caráter medieval nas margens do rio estreito.

Ao finalizar a visita, queríamos poder ver o museu, mas como não tivemos muito tempo (já retornávamos a nossa cidade, Madri), decidimos darmos um último passeio pelos becos da parte antiga e degustar alguns dos famosos petiscos bilbanos. E com este bom sabor na boca, fizemos nossa viagem de volta.

Esperamos que igual a nossa companheira Luz tenham desfrutado deste sonho. Conheceu algum desses lugares? Nos conte sua experiência! e se deseja seguir sonhando com as fotos dos viajantes Europamundo passa pelos links a seguir: Fotos de Portugal  CLIC AQUI, Fotos da Espanha CLIC AQUÍ.